top of page
Deolinda
Amália Rodrigues
Cuca Roseta
Xutos e Pontapé
Clã
Ana Moura
Luísa Sobral
Caminho
Moonspell
Maria João e Mário Laginha
Mariza

A chula

Folclore português

Assim como o carimbó, a chula também se manifestou na forma de música (canto) e dança. O bailado é característico do sul do país, mais especificamente do estado do Rio Grande do Sul, onde é dançado preferencialmente por homens com uma coreografia ginástica e agitada (CASCUDO, 2012).

 

O pesquisador complementa que esta manifestação provavelmente possui origem em Portugal, nas proximidades da região do Douro e do Minho, no entanto, ainda existem algumas imprecisões com relação a esta versão. Uma das hipóteses seria que chula teria se originado com os grupos do Natal e Reis, que em caso de recusa as ofertas, apregoavam um canto, que seria da chula (CASCUDO, 2012). Já a dança seria resquício do bailado (sapateado) realizado sobre as uvas na produção de vinho. Deste modo, a chula gaúcha poderia ser resultado da mistura destas possíveis origens, no entanto, não temos como precisar exatamente.

O Corridinho

Dança tradicional algarvia

O Corridinho é uma dança tradicional algarvia (embora também tenha contaminado o Alentejo e, até certa parte, o Ribatejo e a Estremadura), e ao contrário de outros folclores mais setentrionais como a chula e o vira, tem origem relativamente recente. Nasce enquanto dança de corte, do homem para a mulher. Tratava-se assim de um bailado de engate, inicialmente ao sabor da harmónica, e mais tarde ao do acordeão, instrumento europeu que começou a ser tocado e difundido nesta província que limita o sul de Portugal no final do séxulo XIX.

Este es tu tercer video.

Agrega información sobre este ítem.

Cuéntales a todos sobre este ítem. De qué se trata y qué lo hace interesante. Para hacer propio este ítem, haz clic aquí>Agrega y administra ítems.

Please reload

  • 175x175bb
  • Pinterest Social Icon

Cultura e História de Portugal I

  • Twitter Social Icon
  • c-facebook
bottom of page